- (27) 3075-5521
- (27) 99504-4521
- contato@comdenteodontologia.com.br
- Seg - Sex : 8:00 - 17:30
Especialista em Prótese e Implante Dentário
Se você é daquelas pessoas que sente uma dor aguda nos dentes ao fazer uso de alimentos gelados ou doces. Se sente muito incômodo durante a escovação, principalmente após ingerir alimentos ácidos, você pode estar com uma lesão nos dentes, próximo à área da gengiva associada a uma retração ( perda) da altura gengival denominada Lesão Cervical não Cariosa.
A origem desta cormobidade é multifatorial. Ela pode estar associada à escovação com excesso de força, a uma dieta rica em alimentos ácidos ou a problemas oclusais. Esse último está associado ao relacionamento entre os maxilares na função mastigatória ou parafunção ( bruxismo, ranger ou apertar dentes de forma involuntária).
Características clínicas da lesão
A lesão pode ser observada como uma cavidade em forma de cunha com ângulos agudos ou arredondados bem perto da gengiva e está normalmente associada a uma retração na gengiva.
Porque dói?
Nosso dente é constituído basicamente de 3 componentes (“camadas”) principais: a Polpa, a dentina e o esmalte.
A polpa , constituída de vasos sanguíneos e terminações nervosas, a camada de dentina, formada de 70% de mineral e 30% de matéria orgânica ( água, colágeno, terminações nervosas ) e o esmalte formado de cerca de 90% de mineral (hidroxiapatita) e 10 % de matéria orgânica.
Portanto, o esmalte é a camada que funciona como proteção e isolamento para o dente.
Quando acontece a perda da camada de esmalte observada na LCNC a dentina fica exposta e as terminações nervosas nela presente são excitadas pelo contato com os alimentos frios, ou muito quentes, ácidos ou doces. É daí que vem a dor aguda.
A lesão pode aumentar gradativamente já que a dentina, ser menos mineralizada que o esmalte, é mais macia e pode ser desgastada mais facilmente com a escovação habitual e o ambiente ácido bucal.
Devo procurar tratamento?
O tratamento deve ser realizado por um cirurgião dentista bem preparado para tratar os danos através de restaurações ou recobrimento gengival e ainda para tratar as causas da lesão e prevenir a evolução da doença que pode comprometer e inviabilizar a permanência do dente.
Tire sua dúvida ou marque sua consulta aqui